Página do Integrador

INFRAESTRUTURA

Infraestrutura básica para receber uma estação de recarga

Segurança em primeiro lugar! Todas as instalações devem seguir as normas NBR 5410 i e NBR 17019 i. Além disso, nossos profissionais terceirizados possuem certificação NR10 i e NR35 i, estando assim habilitados a executar as instalações necessárias nos condomínios.

ETAPAS PARA PREPARAR O SEU PRÉDIO
/ etapa 1

Análise de cargas

Primeiramente, o condomínio precisa realizar uma medição elétrica na fonte de onde será derivada a energia para o sistema de carregamento dos carros. Essa medição deve ocorrer por, pelo menos, 7 dias consecutivos, com um equipamento que vai registrar a corrente e a potência máximas durante esse período.

Assim, será possível identificar a diferença entre a potência instalada e a potência efetivamente usada pelo condomínio, possibilitando dimensionar o sistema de carregamento a partir dessa possível “sobra”.

Esta medição deve ser realizada na entrada de energia do empreendimento e também no quadro administrativo, onde será incluído o sistema de recargas Zletric. É possível que haja mais de uma entrada ou mais de um quadro, principalmente em casos de múltiplas torres. Além disso, é essencial considerar nesta análise o transformador que alimenta o condomínio, podendo estar no poste da rua.

/ ETAPA 2

Pré-projeto

Em seguida, o nosso parceiro homologado - o integrador Zletric - irá coletar as informações da medição, as plantas do local e as necessidades do condomínio. Com base nesses dados, ele desenvolve um pré-projeto que detalha os itens a serem instalados como, por exemplo:

Também indicará a disposição dessa infraestrutura de acordo com a solução projetada para o prédio em questão.

/ etapa 3

Projeto

Assim que forem aprovados o pré-projeto e o serviço de infraestrutura, é feito um projeto detalhado que inclui documentos como diagramas unifilares/trifilares, projetos executivos, quadro de cargas e memorial descritivo do serviço. Nestes documentos estão dimensionados todos os cabos, barramentos, proteções, quadros e aparelhos de medição usados na obra.

Além disso, o integrador Zletric emite uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), assumindo a responsabilidade pela execução do projeto e da instalação da infraestrutura.

/ ETAPA 4

Instalação

A infraestrutura realizada pelo integrador Zletric consiste na instalação de circuitos elétricos que saem do quadro administrativo do prédio e são controlados pelo Zletric Link e pelo Zletric Inside. Estes dispositivos farão a medição e o balanceamento das cargas de forma inteligente.

Zletric Inside

É um multimedidor que se conecta aos carregadores através de um cabeamento de lógica e conta com TCs (transformadores de corrente), por onde passam as fases da instalação. Ele tem por objetivo coletar em tempo real a corrente, tensão e potência ativa dos carregadores, dentre outros parâmetros.

Zletric Link

É a inteligência que faz a gestão da carga e garante que tudo ocorra com segurança e efciência. Ele se conecta ao Zletric Inside e traz os comandos para fazer o gerenciamento da carga em si e a individualização do consumo.

Os circuitos principais alimentarão os carregadores através da derivação com disjuntores individuais e demais proteções. Também é realizada, em paralelo, uma infraestrutura de lógica, que fará a comunicação entre os controladores e os carregadores da Zletric. Desta forma, conseguimos fazer a gestão de energia de forma segura, com a distribuição individual das cargas por aparelho, para que não haja sobrecarga nem quedas de luz.

questões legais

A ascensão dos elétricos e as mudanças legislativas no Brasil

O mercado de veículos elétricos no Brasil está experimentando um notável crescimento nos últimos anos, impulsionado pela conscientização ambiental, pelos avanços tecnológicos e pela recente redução de preços em comparação aos tradicionais carros a combustão.

Essa legislação pioneira está moldando o cenário urbano, e a expectativa é que outras regiões do país sigam rapidamente o exemplo. A medida não apenas impulsiona a adoção de veículos elétricos, mas também estabelece um padrão para o desenvolvimento sustentável, preparando as cidades para um futuro mais limpo e eficiente no setor de transporte.

Desafios legais na recarga de carros elétricos em condomínios residenciais

A busca por soluções individuais de recarga para carros elétricos em condomínios residenciais tornou-se uma questão judicial em alguns estados brasileiros. Recentemente, decisões judiciais em São Paulo e Rio de Janeiro negaram pedidos de condôminos para a instalação de tomadas independentes em suas vagas.

A maioria das decisões destaca que essa permissão deve ser expressa em convenção ou aprovada em assembleia. Já foram registrados casos de moradores condenados a desfazer instalações elétricas realizadas sem a devida autorização do condomínio. Este cenário destaca a importância da conformidade legal ao buscar soluções de recarga personalizadas em ambientes residenciais compartilhados.

soluções PALIATIVAS

Soluções paliativas e suas consequências


Com o rápido avanço dos veículos elétricos, muitos proprietários optam por medidas paliativas individualistas para carregar seus carros em prédios residenciais. Pode parecer uma solução prática, porém o barato muitas vezes sai caro. Não seguir o processo correto de aprovação em assembleia e pensando no coletivo pode se tornar um problema muito mais complexo que imaginamos. Confira abaixo consequências indesejadas que soluções como essa podem acarretar:

Possível sobrecarga na rede de energia do prédio

Ao conectar vários carregadores ao mesmo tempo, existe risco de sobrecarregar a rede elétrica do prédio, pois a demanda total de energia que esses carregadores precisam pode ser maior que a capacidade elétrica disponível. Isso não só compromete a eficiência do sistema, como também pode levar a cortes de energia e danos permanentes. A situação é agravada porque não há um sistema que consiga identificar todos os carregadores instalados para fazer a distribuição correta de energia de maneira segura, sendo a ligação feita na rede comum da garagem ou até mesmo realizando a ligação direto no relógio de luz individual.

Não individualização do consumo

Ao adotar soluções paliativas para recarga, os residentes não conseguem individualizar o seu consumo de energia, o que pode resultar em desavenças desnecessárias sobre a divisão dos custos de eletricidade. Isso gera um ambiente desfavorável entre os moradores e também com o síndico, que acaba tendo que intermediar a situação dentro do condomínio, ao perceber que os vizinhos foram cobrados indevidamente por valores adicionais de consumo de energia.

Falta de padronização estética i

A estética do ambiente residencial é crucial para a satisfação dos moradores e valorização do imóvel. Soluções improvisadas muitas vezes resultam em uma variedade de carregadores e fios desordenados, comprometendo a harmonia visual do local e afetando negativamente o valor do imóvel, o que prejudica até mesmo moradores que não possuem carros elétricos.

Riscos de incidentes

A segurança é uma prioridade fundamental ao lidar com eletricidade. Instalações improvisadas aumentam significativamente os riscos de curtos-circuitos e incêndios. É preciso monitoramento e proteção, garantindo que os sistemas de recarga sejam seguros e estejam em conformidade com os padrões mais rigorosos de segurança.

principais dúvidas

Crenças x Realidade

É preciso entender que a infraestrutura de condomínios mais antigos não foi projetada para atender à crescente demanda por carregamento de veículos elétricos. Muitas pessoas ainda têm ideias simplificadas sobre o assunto, ignorando as complexidades reais que envolvem a implementação de pontos de recarga em condomínios não adaptados para essa nova realidade.

O que mais vemos por aí

A Realidade

“Não é só ligar o carregador direto no meu relógio de luz?”

Mesmo com relógios de luz individuais, a entrada de energia é a mesma, ou seja, há uma energia calculada máxima para o prédio como um todo.

Ao ligar o seu carregador em uma tomada comum, você também coloca em risco quem for manusear a chave geral. A instalação de um ponto de recarga requer um sistema elétrico específico, com dispositivos de proteção, medição e controle adequados, além de considerar as normas de segurança e padrões técnicos para carregadores de veículos elétricos.

“Mas é só pedir mais energia para a concessionária.”

Embora a solicitação de aumento de energia à concessionária pareça uma solução mais direta, o processo é bastante complexo e demorado. Pode levar meses e, em alguns casos, até anos para obter a aprovação final - que também não é garantida.

A Realidade

"Um carregador de carro elétrico não tem a mesma potência de um chuveiro elétrico?"

É verdade que ambos podem ter potências similares, mas a grande diferença está no padrão de uso.

Enquanto os chuveiros são normalmente usados por curtos períodos, os carregadores de veículos elétricos ficam conectados por várias horas seguidas durante o processo de carregamento. Além disso, devido à rotina da maioria das pessoas, a recarga costuma acontecer à noite, a fim de completar a bateria para as demandas do dia seguinte. Levando em conta esse uso simultâneo, a infraestrutura elétrica do condomínio precisa ser dimensionada não apenas para a potência individual de um carregador, mas para a carga combinada de vários carregadores ao mesmo tempo, garantindo uma distribuição equilibrada de energia e evitando sobrecargas. Já imaginou 10, 20, 30 carros carregando simultaneamente no seu prédio, durante 8 horas seguidas? É preciso prevenção para esse futuro que está cada dia mais próximo.

zletric home

Solução Zletric

A linha Zletric Home traz toda a tecnologia e qualidade dos serviços da maior rede de recarga de carros elétricos do Brasil para dentro do seu condomínio residencial, com equipamentos inteligentes que fazem a gestão da carga disponível para não haver sobrecarga da rede elétrica, individualizando o consumo entre os moradores.

/ vantagens

Vantagens para o condomínio

Zero investimento em aumento de energia junto à concessionária local.

Zero custo com a infraestrutura de adequação do prédio.*
investimento 100%* da Zletric

Individualização do consumo de energia: somente quem carrega seu veículo paga pela energia extra consumida.

*Consulte se o seu prédio é elegível para essa condição.
/ vantagens

Vantagens para os moradores

Zero custo de energia de recarga para quem não tem veículos elétricos.

Valorização do patrimônio de todos os proprietários do condomínio: donos ou não de carros elétricos.

Cobrança individualizada direto no boleto do condomínio da unidade consumidora.

zletric home

Vaga privativa exclusiva

Concluído o projeto de implementação da infraestrutura básica do prédio, cada morador interessado no serviço poderá solicitar a instalação do carregador elétrico na sua vaga privativa e a assinatura de serviço, podendo escolhores enta o aluguel ou a compra do equipamento, conforme os planos disponibilizados pela Zletric

Essa iniciativa, que agora se estende a todos os novos moradores do prédio, é mais um passo significativo para a mobilidade sustentável. Após a preparação da infraestrutura, o processo será ainda mais simplificado, marcando a transição do seu prédio para uma era mais verde e inovadora.

Vagas compartilhadas x vagas privativas

Zletric Home Max

Estação compartilhada em vagas rotativas entre moradores proprietários de carro elétrico.

1 a 5 vagas de uso condominial, que sejam de livre acesso aos moradores que possuam os carros
Individualização do consumo através do App Zletric
Ideal para um primeiro passo em direção à eletromobilidade, em condomínios com um número menor de veículos.
Vagas compartilhadas x vagas privativas

Zletric Masterplan

Estação exclusiva instalada na vaga do morador proprietário de carro elétrico.

Infraestrutura global do condomínio, possibilitando que os moradores interessados instalem em suas vagas privativas os carregadores compatíveis com o sistema.
Possibilidade de mais vagas instaladas, através do balanceamento inteligente de cargas.
especificações técnicas

Potências de recarga

Estas são as potências possíveis para recarga em AC (corrente alternada). Os carregadores DC (corrente contínua) podem chegar a potências maiores, porém são inviáveis para ambientes condominiais devido ao seu alto custo (equipamento e infraestrutura) e tamanho. 

É importante saber conduzir o cliente para a escolha da potência mais adequada para o seu empreendimento. Na maioria dos casos, falando de ambientes residenciais, o carregador em 7 kW atende perfeitamente às necessidades do motorista que irá carregar em sua própria vaga, ou na vaga condominial.

É importante saber também que cada veículo possui um conversor interno, que dita a potência máxima que o carro irá aceitar na recarga. Ou seja, é possível que, mesmo feita a infraestrutura trifásica para 22 kW, alguns modelos de carro limitem em cargas menores.

O tempo de recarga é totalmente dependente destas características de potência, do tamanho da bateria do veículo e da porcentagem de bateria que o carro se encontra.