1.6.2021

Mitos e verdades sobre o mercado de carros elétricos #2

Existe uma lei que obriga ruídos artificiais em carros elétricos? Pode carregar a bateria na tomada de casa? Ações da Tesla podem valer 880 dólares?

Mitos e verdades sobre o mercado de carros elétricos #2
O motor elétrico é tão silencioso que existe uma lei que obriga as montadoras a inserirem ruído artificial.
✅  VERDADE

Um dos grandes diferenciais do carro elétrico é sua performance silenciosa, por não contar com um motor a combustão. Pensando na segurança dos pedestres, que podem não identificar sonoramente quando um veículo desse modelo se aproxima, a União Europeia criou uma lei que obriga as montadoras a inserirem um ruído artificial nos seus carros elétricos. A regra determina que os automóveis devem reproduzir o som quando estiverem a menos de 20km/h ou em marcha ré, especialmente quando o carro está fazendo manobras como estacionar, por exemplo - evitando assim possíveis acidentes. A lei não exige um barulho padrão, por isso cada fabricante tem a liberdade para criar o ruído que considera mais adequado.

O carro elétrico não pode ser carregado na tomada de casa, como um eletrodoméstico comum.
❌  MENTIRA

Sim, um carro elétrico pode ser totalmente carregado na tomada de casa! Essa constatação é para quem pensa que os veículos movidos a eletricidade demandam grandes mudanças na rotina e na estrutura doméstica. Apesar de toda a tecnologia envolvida na criação de uma bateria de carro elétrico, esse componente de alimentação de energia não é muito diferente de uma pilha convencional - aquela usada para energizar o controle remoto ou a bateria do seu celular, por exemplo. Associações de carros elétricos estimam que o veículo consuma a mesma quantidade de energia de um aparelho de ar condicionado de tamanho médio. 

Ações da Tesla que valiam cerca de 17 dólares em 2010 passaram a valer 880 dólares este ano.
✅  VERDADE

Atualmente, ela é detentora do mais avançado domínio de tecnologia de carros elétricos e autônomos e, não por acaso, é considerada uma das montadoras mais importantes e valiosas do mundo. Desde 2010, quando realizou seu IPO, a empresa do ramo automotivo já acumulou uma valorização de mais de 6.400%. Mesmo em meio à crise provocada pela pandemia do coronavírus, a fabricante chegou a vender mais de 90.000 veículos só no segundo trimestre de 2020, superando seus concorrentes.

Compartilhe nas redes

Conecte-se com a Zletric

Assine nossa newsletter e receba as novidades.

Obrigado! Em breve, você receberá as novidades por email.
Algo deu errado. Tente novamente!

Ao inserir seus dados pessoais, você concorda que seus dados sejam tratados de acordo com nossa Política de Privacidade.

Conecte-se




Outros posts

Baixe agora o App Zletric e conheça nossas estações de recarga